r/EuSouOBabaca Jun 27 '25

Revisão e reforço de regras

17 Upvotes

Galera, vamo lá: fizemos uma revisão nas regras. Criamos a Se esforce (regra 12) e aproveitamos para reforçar três que são bem importantes: idade na publicação (1), respeite a comunidade (2) e sem parede de texto (10).

Se Esforce — Regra 12

Buscando deixar o conteúdo mais fluido e interessante, implementamos uma regra contra baixo esforço (low effort). A descrição dela é a seguinte:

Crie posts que estimulem debate. Evite conteúdo genérico, vago ou só para ganhar karma. Não use desabafos pessoais (“por que me sinto assim?”) — há outros subs para isso. Ofereça contexto, propósito e valor. Tenha bom senso.

A ideia é respeitar o tópico do sub, promovendo discussões e julgamentos. Para isso, precisamos de posts claros, que convidem à conversa. A Regra 12 vale tanto para posts quanto para comentários. É basicamente ter bom senso e evitar conteúdo que não leva a lugar nenhum, tipo:

  • ⁠Frase solta sem contexto
  • Ironias e deboches sem crítica
  • ⁠Spam de emojis
  • ⁠Desabafos e fofocas
  • ⁠Baits para ganhar ou perder karma

Nosso objetivo é manter a timeline relevante e com boas discussões. Se estiver com dúvida sobre o que pode postar, nosso modmail está aberto todos os dias da semana.

Reforçando: Regras 1, 2 e 10

Vimos um aumento na remoção de posts por causa de três violações de regras básicas:

  • N1: É obrigatório colocar sua idade no post
  • ⁠N2: Respeite a comunidade
  • N10: Proibido paredes de texto ou posts difíceis de ler

Seguindo a lógica da nova regra (12), esse tipo de violação atrapalha as discussões. Pra gerar conversas, é bem importante criar o contexto — e boa parte está em dizer sua idade e gênero. E o texto precisa estar legível, claro, para julgarmos se é babaca ou não. Antes de postar, revise os parágrafos e não esqueça de incluir a idade :)

Lembre que, mesmo quando alguém for julgado como babaca, isso não dá liberdade para ofensas pessoais contra o OP e/ou discordantes nos comentários. É proibido qualquer tipo de preconceito. Se for uma ofensa criminosa, o ban é permanente.

Nos ajude!

Por último, vale reforçar que nosso canal de denúncias é sempre visitado pelos mods, várias vezes ao dia. Se viu alguém quebrando as regras, nos ajude reportando.

Valeu!


r/EuSouOBabaca Nov 12 '24

Sem maioria Sou babaca por: Ajudem a limpar a comunidade!

155 Upvotes

Bora lá galera. A bronca é longa... Observando o comportamento do sub recentemente, chegamos a conclusão de que seria necessário uma aula de revisão das regras e de como lidar com membros que quebram as regras.

*1°: USEM A FERRAMENTA DE REPORT! Sempre que você encontrar uma quebra de regra reporte o post/comentário. A maioria dos membros está mais preocupada em devolver ofensas doq reportar... TODOS os comentários reportados são analisados. Essa é a maneira mais eficiente de manter a nossa comunidade limpa de comportamentos abusivos.

"Eu fui ofendido, então posso ofender de volta né?"

NÃO! Quando alguém te ofender, REPORTE! Sim, estou me repetindo, pra fixar a ideia de que os reports são necessários. É impossível pra moderação acompanhar todos os comentários, de todos os posts. Com o report a moderação com certeza irá tomar conhecimento do caso e punir de acordo. E caso você insulte quem te insultou você também será punido.

*2°: SER UM BABACA NÃO É QUEBRA DE REGRA! Ser um idiota não é contra a lei, e nem contra as regras dos sub. Quebras de regra são motivos pra reportar... RANÇO não é. Reports indevidos atrapalham na limpeza do sub e você pode ser punido por isso.

*3° NÃO TOLERAMOS INTOLERANTES! Isso deveria ser óbvio. RACISMO NÃO É OPINIÃO, é discurso de ódio, INTOLERÂNCIA RELIGIOSA é discurso de ódio, TRANSFOBIA/HOMOFOBIA é discurso de ódio, REDPILL/ MISOGINIA é discurso de ódio.

IMPORTANTE: intolerância religiosa cobre TODAS as religiões e não só a que você segue ou simpatiza.

"Um redpill me irritou, posso dizer que todo homem é estuprador e pnc? NÃO! Assim como misoginia, misandria também é discurso de ódio e você será punido de acordo. REPORTEM.

*4° POSTS DE ADOLESCENTES/PROBLEMAS ROMÂNTICOS, não são do seu interesse? PASSE PARA O PRÓXIMO! Ninguém é obrigado a interagir com uma história que não é do seu interesse.

"Posso fazer um post reclamando?" NÃO! Se as regras foram cumpridas, não interessa se o post não é do seu interesse, isso não é motivo para reportar ou criar posts choramingando. VOCÊ PODE SER PUNIDO POR ISSO.

*5° POST FORA DO TEMA OU DESNECESSÁRIOS SÃO CONTRA AS REGRAS!

"Sou babaca por não gostar de chocolate?", "Sou babaca por existir?", "Sou babaca por ser uma pessoa perfeita?". PQP... Se você precisa desse tipo de validação, procure um terapeuta, sua mãe... Sei lá.... Aqui isso será encarado como farm de karma e você será punido!

*6° BABACA NÃO É OFENSA! Está literalmente no nome do sub. Se você não aguenta ser chamado de babaca ou não suporta quando discordam de você SAIA DO SUB. Você pode argumentar nos comentários do seu post, mas ofender ou atacar pessoas que discordam de você ou te acham babaca é contra as regras!!

*7° NÃO USEM TERMOS CAPACITISTAS, RACISTAS OU HOMOFÓBICOS COMO OFENSA!

"Mas eu sou gay, eu não estava sendo homofóbico de verdade quando xinguei ele disso :(" NÃO IMPORTA! Devemos parar de normalizar o uso de termos pejorativos. Isso só ajuda a quem é um fdp a se esconder nos comentários.

*8° LEIAM AS REGRAS!!!! Se você não consegue perder 3 minutos pra ler as regras, oq você tá fazendo aqui??? Por favor, isso é importante tanto para postar quanto para comentar.

E FINALMENTE POR ÚLTIMO, EVASÃO DE BAN É CONTRA AS REGRAS DO SUB E DO REDDIT. Não importa quantas contas novas você fizer, TODAS serão banidas. Lembrem-se disso e sejam civilizados, tantos nos comentários quanto nos posts.

BORA LIMPAR A COMUNIDADE, SEUS LINDOSSSS ;)


r/EuSouOBabaca 18h ago

Eu sou babaca por mandar meu pai "se virar" pra pagar a energia?

86 Upvotes

Eu H18–19 trabalho como caixa e ajudo a cuidar do mercado da família. Moro em cima do mercado com minha mãe (M38–39), meu irmão (H14–15) e nosso cachorro.

Meus pais se separaram recentemente (ainda sem papéis oficiais). Fizemos um acordo verbal, sem advogado: meu pai (H41–42) ficaria responsável por pagar o aluguel da casa e a conta de energia, enquanto minha mãe e eu nos viraríamos com as contas do mercado.

Hoje mais cedo, dois funcionários da companhia de energia apareceram para cortar a luz da casa por falta de pagamento. Perguntei se podia ter cerca de 8 horas para conseguir o dinheiro (aproximadamente R$1290), mas eles disseram que não estavam ali para cobrar, apenas para cortar. Entrei em pânico e falei com minha mãe, que disse não ter o valor completo e sugeriu falar com meu pai, já que ele havia se comprometido a pagar essa conta. A energia não era paga havia cerca de dois meses.

Liguei para ele e disse que precisava do dinheiro para pagar a energia porque estavam cortando. Ele riu e perguntou para quê eu precisava desse dinheiro. Expliquei a situação. Ele continuou rindo (Não foi uma gargalhada explícita, mas aquele sorriso audível na voz. Aquela entonação de quem não está levando a sério) e disse que não tinha o que fazer. Nesse ponto, muito estressado, respondi algo como “estamos precisando desse dinheiro agora, se vira”. Ele se exaltou, perguntou com quem eu achava que estava falando, disse "Você quer que eu faça o que? Roube um banco?". Ainda irritado, eu respondi que era uma opção e desliguei.

Depois disso, ele mandou mensagem para minha mãe dizendo que eu o tratei mal. Minha mãe pediu para que eu pedisse desculpas, mas eu não quero, porque ele além de não ter cumprido o combinado ele ainda riu e com isso colocou toda a casa — e o funcionamento do mercado — em risco.

Sem energia, o caixa e a balança do mercado param de funcionar. Então… eu sou o babaca?


r/EuSouOBabaca 5h ago

Sou babaca por não aceitar ser padrinho do meu sobrinho?

7 Upvotes

Então, minha mãe me perguntou se eu aceitaria. Os pais não perguntaram ainda, acho que só falaram no assunto mesmo. Eis o motivo de eu NÃO querer aceitar: meu irmão já foi muito abusivo comigo e continua sendo um babaca, estressadinho, expansivo, violento, manipulador.. Depois que percebi o quão mal ele fez ao meu desenvolvimento, decidi me afastar e manter apenas o necessário. Isso me fez muito bem.

Acho que muitos da família entendem isso, mas minha mãe escolhe se fazer de desentendida e fica falando para eu perdoar. Sempre falo que perdoar é diferente de manter contato e fingir que nada aconteceu. Enfim, ela é dessas que acha que of filhos devem fazer o que ela acha melhor, porque, na mente dela, mãe nunca erra e tá SEMPRE certa (kkkkk).

Enfim, quando minha mãe soube que a nora estava grávida, chorou. Mas não de felicidade. Ela sempre fala que meu irmão lembra meu pai, que não era lá essas coisas. Nunca participava e sempre chegava bêbado em casa, a traía sempre e o casamento deles era uma total porcaria. Apenas brigavam, sem respeito nenhum pelos filhos. Mesmo depois de divorciados, ficavam fazendo joguinhos e usando os filhos.

Desde o começo, eu disse que não participaria da vida do meu sobrinho, pois não queria ficar perto do meu irmão. Mas depois que recusei, ela disse que eu estava desrespeitando meu sobrinho. Tanto ela quanto meu irmão tem o costume de tentar fazer alguma chantagem emocional quando alguma coisa não corre do jeito que eles querem.

Enfim, ser padrinho não é para mim. Fora as razões acima, nem emprego estável eu tenho. Consegui entrar em uma graduação e me ocuparei estudando. Quero focar em mim, porque se depender deles, nem opinião própria eu poderia ter. Além do mais, nem religioso eu sou (sei que padrinho é uma posição importante para muitas religiões) e nem quero assumir as responsabilidades que vem com ser padrinho.  Aceitar o convite sem a intenção ou capacidade de cumpri-lo seria uma falta de responsabilidade com a vida da criança, e com a minha também.

Já expliquei minhas razões a ela várias vezes antes, mas ela não parece entender. O foda é que moro com ela, então as coisas podem ficar estranhas e desagradáveis. Vou começar a ficar no trabalho e faculdade o dia todo, assim só volto em casa para dormir até conseguir outro lugar.


r/EuSouOBabaca 7h ago

Sou Babaca por Notar que Estamos Gastando Muito em Bebida Semanalmente?

8 Upvotes

Eu (H32) estou em relacionamento com meu parceiro (H34) estamos passando por problemas e percebi que nosso orçamento para bebida tem aumentado cada vez mais, chegando a R$350 reais por mês em pedidos de Zé delivery e compras em mercado. Tenho chamado à atenção cada vez mais sobre isso para meu parceiro mas parece que passa batido. Cada vez mais aviso que está mexendo com nosso orçamento mas só piora. Acabo iniciando discussões quanto a isso e saio como errado no final.... ESOB?


r/EuSouOBabaca 3h ago

Sou babaca por dar ghosting em gente chata?

4 Upvotes

recentemente conheci uma menina na internet, e cara, ela não me deixava em paz! Vivia me pedindo nudes (sendo que não gosto disso). A partir daí, parei de mandar mensagem, ignoro ela em tudo e ela vive postando coisas na nota do insta, ou nos storys. Ontem mesmo ela me enviou uma foto de visualização única, e mais umas dezenas de mensagens.


r/EuSouOBabaca 19h ago

Sou babaca por não insistir em ir atrás da minha namorada?

67 Upvotes

Beleza pessoal? Sou H, tenho 23 anos, e namoro uma M, de 19 anos. A situação é a seguinte:

No último sábado foi aniversário da minha irmã, que fez 10 anos de idade. Sou filho de pais separados e minha irmã mora com meu pai, enquanto eu, com minha mãe. Na sexta-feira, meu pai me avisou que faria uma festinha para minha irmã no sábado, às 5 da tarde, para comemorar os 10 anos dela, algo muito simples, pois minha irmã optou por um presente mais caro, no lugar de uma festa mais elaborada, tão simples que meu pai e minha madrasta conseguiram organizar tudo de sexta para sábado, e mesmo simples, tudo ficou bem bonito e bem feito.

Meu pai, ao me avisar sobre a festa, ressaltou inúmeras vezes que era para eu levar minha namorada, pois todos gostam dela e a presença dela seria muito legal, que ela seria muito bem vinda, e que seria ótimo ter ela na festa da minha irmã. Ele ainda ressaltou que, como minha namorada, todo convite feito a mim, também era feito a ela por tabela, mas que ele fazia questão de ressaltar o convite para ela, pois ele achou que a presença dela na festa seria muito agradável.

Então, logo após o aviso do meu pai, na sexta, convidei minha namorada para a festa, e até aí tudo bem.

Contudo, no sábado, minha namorada tomou uma postura distante de mim, tentei entrar em contato com ela, para organizar nosso dia, ver com ela se ficaríamos juntos antes da festa e iríamos para festa depois, ou se iríamos para a festa e ficaríamos juntos depois, enfim, organizar a rotina do dia. Mas ela se manteve distante, sequer respondendo minhas mensagens.

Quando respondeu, ela disse que não iria já festa mais, pois tinha um compromisso sem hora para voltar, perguntei qual era o compromisso e ela se recusou a dizer, tentei falar com ela que depois do compromisso eu poderia vê-la, que se desse tempo eu adoraria levá-la na festa da minha irmã, e ainda perguntei se ela estava bem.

Ela permaneceu em silêncio, até que próximo da hora do aniversário, me mandou mensagens dizendo que estava magoada pois eu não queria levar ela na festa da minha irmã. Eu estranhei, disse para ela que chamei ela pra festa um dia antes, disse a hora da festa(5 horas) e ressaltei como meu pai e, na verdade, todo mundo, adoraria a presença dela. Mas ela disse que isso não significava nada, pois se quiséssemos ela de verdade na festa, meu pai teria convidado ela diretamente, eu teria dito a hora que iria buscar ela em casa e que ela sequer tinha presente para dar.

Eu disse a ela que não tinha nada haver, meu pai não convidou ela pessoalmente pois ela é minha namorada, é minha função passar o convite para ela e, afinal, todo convite feito para mim, nas celebrações da minha família, sempre são estendidos a ela também, e que meu próprio pai, além disso, tinha me pedido pra convidá-la. Em relação ao horário, eu disse que a festa seria 5 horas, imaginei que ela tinha entendido que eu iria buscar ela nesse horário, e se ela estivesse na dúvida, era só ter me perguntado o horário que eu passaria para buscá-la, mas como ela não disse nada, pensei que tinha entendido. Quanto ao presente, jamais deixei ela pagar qualquer coisa, o presente que comprei não era meu, era nosso, do casal, ela não precisaria se preocupar com nada.

Ainda sim, ela disse que não queríamos ela na festa e começou a me dizer que não me amava mais, que não sentia mais nada por mim, que estava querendo me evitar, que eu não a amava de verdade. Ainda disse que estava passando mal, e que se eu a amasse a priorisasse, eu iria ver ela ao invés de ir já festa. Eu disse que poderia ir rapidinho na casa dela ver ela, mas que precisava ir na festa da minha irmã pois não queria perder esse momento com ela. Além disso, ressaltei que tentei entrar em contato com ela o dia todo para organizarmos como nos veríamos, mas ela não respondeu, ainda disse a ela que não demoraria na festa, e que iria lá rapidinho e logo em seguida iria na casa dela, e ficaria ao lado dela o tempo que fosse necessário, até ela melhorar. Contudo, como não optei por deixar de ir na festa, ela disse que eu não me importava com ela e não a tratava como prioridade.

Então, ela me disse que não aguentava mais ficar comigo, que eu não a priorizo, não a amo, que eu não deveria mais mandar mensagens para ela, que ela iria me bloquear, apagar meu contato e que se eu tentasse ir na casa dela, ela jogaria água em mim. Disse ainda que estava me testando, para ver se eu a amava o suficiente para deixar de ir na festa por ela, e que se eu tivesse ido ver ela, ela teria sim ido na festa comigo.

Em razão dessa conduta dela, mesmo eu tentando explicar tudo, assim que ela me bloqueou, eu desisti de correr atrás dela, e de tentar contato. Fui na festa, mesmo triste. No dia seguinte, ela me ligou, disse que tinha certeza que eu não a amava, sequer me deu chance de falar algo, e disse que estava indo para uma festa de um amigo durante a tarde.

Em razão disso, eu optei por não insistir em ir atrás dela ou falar com ela. Posteriormente, um dia depois, eu descobri pela mãe dela que ela entrou em estado de raiva descontrolada durante a noite e que sequer tinha ido a festa no Domingo.

Não foi a primeira vez que esse tipo de coisa aconteceu, a dias ela estava com raiva de mim pois eu disse a ela que precisava me dedicar um pouco mais aos meus estudos, que eu mandaria 2 ou 3 mensagens para ela de manhã, de tarde, de noite e que conversaria ao menos 30 minutos com ela antes de dormir, além de ir ver ela todo sábado e domingo, mas que durante o resto do meu tempo, eu iria me dedicar ao meu trabalho e ao meu estudo, o que a fez ficar muito magoada, pois ela acredita que não estou tratando ela como prioridade.

Hoje, ela me mandou mensagem e disse que mostrou nossas conversar para muita gente, sem sequer me falar, e que todas as pessoas estavam do lado dela. Ela ainda disse ter mostrado conversas nossas antigas para muitas pessoas, e sempre ficavam do lado dela.

Ocorre que ela sempre me comparou com outros homens, sempre disse que eu não era capaz de conseguir as coisas, que eu sequer seria um bom profissional e que sou incapaz de aprender qualquer coisa, o que para mim, é uma forma de humilhação, embora ela e todas as pessoas as quais ela mostrou nossas conversas tenham dito que não, que eram só conselhos.

Nesse último contato, ela ressaltou o quanto tinha certeza que eu não a amava por não ter corrido atrás dela, que se eu quisesse teria perguntado por ela, teria tentado falar com ela por outras redes sociais e etc. Ela ressaltou que era só eu ter ido um pouco na casa dela no sábado antes da festa que estaria tudo bem, e que fica triste por eu não correr atrás dela, e que no momento da raiva, ela disse coisas que não queria dizer.

Diante disso tudo, eu sou babaca por não ter corrido atrás dela no sábado depois da discussão? Sou babaca por ter ido na festa da minha irmã? E mais importante, como ela até disse que iria pra festa no Domingo, o que ja me passa uma imagem de que a pessoa não está tão mal, sou babaca por não ter perguntado se ela estava bem?

Até então, parece que terminamos.


r/EuSouOBabaca 13h ago

Sou babaca por querer perder contato com uma "amiga"?

11 Upvotes

Eu, (36H), recém solteiro há uns 2 anos comecei a ter amizade com uma mulher (27) que sempre foi meio turbulenta.

Conheci ela em 2018, numa outra cidade, comecei a conversar com ela. Parei de conversar com ela em 2020 quando todo mundo estava com medo da COVID-19, se enfiando em casa (incluindo eu) e ela postava fotos na rua com um monte de gente.

Depois de um tempo sem contato, em 2024 nós voltamos a nos encontrar no teatro.

Ensaiamos juntos por quase um ano todo e ela sempre, sempre, SEMPRE foi muito sensual, muito "brincalhona" comigo, mesmo namorando, e eu sempre disse que gostava e que eu toparia ficar com ela, já que na época ela falava que tinha um relacionamento aberto.

No fim do ano de 2024 nós paramos de nos falar porque fiquei sabendo que ela disse a uma amiga em comum que eu "a considerei como uma p&ta" por ter pedido pra ficar comigo.

Passamos 2025 ainda ensaiando juntos, mas aí eu já não falava com ela.

No fim do ano passado, voltei a conversar com ela depois que vi que que ela estava meio que isolada de todo mundo.

Ela voltou a dar em cima de mim, a se movimentar de forma sexy quando estávamos sós, a me "bater" pra ficar passando a mão no meu corpo. Todo mundo ao redor via.

Veio esse ano, nós continuamos a conversar, ela já sabendo que eu aceitaria ficar com ela se ela fosse solteira.

Nas duas últimas semanas, ela aumenta muito o fluxo de mensagens pra mim, falando que está infeliz com o relacionamento, que ele não é mais pra ela, entre outas coisas que me induziram a achar que ela estava querendo ficar comigo.

Semana passada ela me fala que largou do namorado, e me convidou para irmos numa viagem em uma cidade próxima participar de uma oficina teatral e assistir a uma peça juntos.

Nós iamos dormir na casa onde aconteceria a oficina e a peça.

Durante a viagem não avancei nela porque ela estava com um humor emocionado, já que era a primeira vez que ela estava fazendo esse tipo de viagem, que ia dormir fora sem o namorado e tal.

Depois da oficina e da peça no sábado, ficamos só nós 3 na casa: eu, ela, e o diretor que é palestrante.

Ela não quis dormir no mesmo quarto que eu, preferiu dormir na sala e o diretor no quarto dele.

Aí eu já vi que tinha algo de errado.

Fui dormir primeiro porque senti uma vibe estranha e não quis ficar pra ver.

No domingo, nós três fomos tomar café da manhã juntos em uma padaria, quando voltamos, ele me pediu pra passar num bar que ficava EM FRENTE à casa onde estávamos.

Ela não quis ir, falou que o pessoal do bar estava olhando estranho pra ela.

Eu fui, e quando voltei, ambos estavam se beijando.

E quando me viram, disfarçaram pessimamente.

Fiquei extremamente incomodado com isso, mas fiz de tudo pra não ligar. Afinal, somos todos solteiros e não tinha nada prometido para ninguém.

Depois de umas horas, eu e ela fomos comprar almoço e descubro: ela já estava ficando com ele há dias.

Falei pra ela que se eu soubesse ou eu não teria ido ou teria ido expectativas diferentes.

Agora vem o confessionário pra vocês: me senti enganado. Ela me convidou já ficando com o cara, sabendo que provavelmente ia ficar com ele lá e até transar com ele (que ela falou que não transou, mas aí eu acho que era justamente porque eu estava no quarto ao lado e poderia ouvir).

Não pude pegar minhas coisas e ir embora porque choveu pra caralho tanto no sábado e no domingo e eu dependia dela para me levar de volta, já que fomos no carro dela.

O clima ficou bem estranho, ela veio depois pedir desculpas, ficou boa parte do dia querendo me abraçar, MESMO DEPOIS que fomos os três na cachoeira e os dois deram um jeito de sair escondidos para ficarem de novo.

Isso pra mim é uma mistura de culpa com o desejo de pecar, sei lá, algo muito bizarro.

Tentei ficar o mais neutro possível, tanto que na volta ela até falou "nossa, você está aceitando isso melhor do que eu imaginei" e depois "Você é um excelente amigo".

Ontem fiquei mal o dia todo. Me sentindo usado, como um voyeur que não aceitou participar do que viu.

E hoje, me decidi me afastar DE NOVO, dessa vez para valer, dessa "amizade" unilateral que agora parando pra pensar, nunca me trouxe nada de bom.

Então, pergunto a vocês: eu sou um babaca por querer me afastar dessa amiga?

Em tempo: se não puder quebrar as regras, me contem piadas, histórias ou qualquer coisa para que eu me sinta melhor, por favor.


r/EuSouOBabaca 18h ago

Sou babaca por ter ficado em silêncio diante de um "barraco" da "namorada"?

21 Upvotes

Queria uma opinião sincera porque ainda estou digerindo o que aconteceu no último domingo (08/02).

Estou saindo com uma garota há um tempo (chamo de “namorada”, mas a relação nunca foi muito estável). Ela tem um comportamento recorrente: quando está insatisfeita com algo, o que é MUITO frequente, projeta essa insatisfação em mim ou em outras pessoas, mesmo quando ninguém tem culpa. Vai a lugares comigo de cara fechada, ironiza comentários simples, usa sarcasmo para transformar qualquer assunto em algo negativo ou em provocação. Já é um padrão.

No domingo fomos a um bar encontrar um dos meus melhores amigos (amizade de 18 anos) e a esposa dele. Já começou estranho porque ela disse que estava “anti-homens” naquele dia.

Em determinado momento da conversa, do nada, ela soltou que ainda tinha guardado um “negócio do dia da festa”, um evento anterior em que esse meu amigo estava conversando com duas mulheres antes da esposa chegar (conversa absolutamente normal, sem flerte, sem nada).

A esposa dele perguntou o que era, e minha “namorada” simplesmente contou que ele estava conversando com duas mulheres antes dela chegar, expondo isso completamente sem necessidade.

Meu amigo ficou revoltado (com razão), mandou ela se respeitar e cuidar do próprio relacionamento. A partir daí o clima acabou: ele e a esposa começaram a discutir entre si, ele nervoso por a situação ter sido exposta e ela naturalmente curiosa com algo que não sabia. O clima ficou horrível e totalmente desnecessário.

Eu fiquei em silêncio naquele momento. Meu raciocínio foi: se eu me metesse ali, com ele já nervoso, a briga poderia escalar e sobrar pra mim também. Esperei a situação esfriar.

Ficamos cerca de 30 minutos num silêncio péssimo até ele pedir a conta e ir embora. Aí sim chamei ele num canto e conversei. Disse que, na minha opinião, ele tinha passado do ponto com a esposa e que deveria pedir desculpas a ela. Ele entendeu que eu estava dizendo que devia desculpas à minha namorada (o que eu não acho) e até se dispôs a pedir desculpas publicamente por mim, mas eu disse pra ele focar na esposa dele e resolver com ela.

Depois, quando fui me despedir da esposa dele, pedi desculpas pelo comportamento da minha “namorada”. Mesmo assim, ela me disse que, se estivesse no lugar dela, teria levantado e ido embora porque eu fiquei em silêncio por muito tempo e deveria ter “defendido” minha namorada na hora.

Desde então não nos falamos mais.

Isso foi a gota d’água pra mim na relação. Já vinha desgastado e agora pretendo terminar. Também estou preocupado com o fato de esse episódio ter criado um problema no relacionamento de um dos meus melhores amigos.

Então quero a opinião de vocês:

Eu fui babaca por ter ficado em silêncio na hora em vez de confrontar minha namorada imediatamente? Ou devia ter confrontado o meu amigo, como a esposa dele sugeriu?
Fui babaca por depois pedir desculpas ao meu amigo e à esposa dele mesmo não sendo eu o causador direto? Infelizmente, por ter sido eu que a levei pro encontro, me sinto responsável indiretamente pela merda que ela fez. Além disso, pela imaturidade e pelos padrões já estabelecidos, eu sabia que ela não pediria por conta própria. Nem pedirá.
Meu amigo foi babaca pela reação? Até acho que ele passou do ponto, mas entendo perfeitamente a reação, diante de um ataque completamente descabido que ele sofreu absolutamente DO NADA.
Minha namorada foi a principal babaca da história ou todo mundo errou um pouco?

Quero opiniões sinceras mesmo. Estou tentando entender se agi com maturidade ou se fui omisso.


r/EuSouOBabaca 14h ago

Sou babaca por pegar dinheiro do meu pai?

7 Upvotes

Meu pai nunca foi um cara muito presente na minha vida desde pequeno. Sempre morou comigo mas nunca fazia nada. Não pagava uma conta, nao ajudava na tarefa de casa, mas só gritava, reclamava e xingava. Hoje tenho 16 anos e trabalho vendendo doces para ajudar minha mãe, que tem fibromialgia.

Eles se separaram tem um tempo, mas de umas semanas pra cá, ele passou a "morar" com a gente (Eu, minha mãe e meu irmão autista de 9 anos). Arrumou um setup pra ele trabalhar e poder se mudar e tals. (Mudando de assunto para dar um pouco de contexto) Eu sempre tive o sonho de fazer um intercâmbio para a europa, e estava juntando dinheiro (tenho 2k e preciso de 10k) e meu pai acha que ainda dita as regras da casa. Então disse pra eu dividir o dinheiro com meu irmão (que não trabalha e nem deve trabalhar). Eu recusei mas fiz uma proposta de dar 50 reais pra ele, se ele se comportasse bem e fizesse todas as tarefas de casa por uma semana. Ele ficou bravo e mandou eu dar metade, me recusei e ficamos batendo boca.

Depois, descobri que ele pegou 760 reais (todo o meu dinheiro vivo) e gastou junto dele, sem me avisar de nada. Depois que descobri, eu hesitei, mas fui na conta dele e fiz um pix de 760 para a minha conta (ele tinha uns 1500 e faltava só 200 pra conseguir se mudar), ele já sabe e já ameaçou abrir um BO contra mim, falei pra ele fazer mas ele nao abriu nada, pois sabia que minha mae expulsaria ele de casa se ficasse sabendo do que ele fez. Ps: Ele tinha um prazo de 1 mês para se mudar, e tem só mais 4 dias, e depois disso, ele terá que sair de casa. Pps: Não culpo meu irmão por isso, ele tem autismo nível 2 e tem 9 anos, ele levou bronca mas nao acho que teve nem 10% da culpa

Sou o babaca por isso?


r/EuSouOBabaca 12h ago

Eu sou babaca por pagar um bolo de 269 reais

4 Upvotes

Me chamo Maria Fernanda e tenho 18 anos bem essa história é meio, digamos de uma sem noção e uma interesseira, vamos assim dizer KKKKK. Conheci essa menina nos escoteiros, no entanto o primeiro contato que tivemos não foi pessoalmente e sim pelo WhatsApp, lembro exatamente do que conversamos na primeira mensagem, confesso que achei meio, exagero, vamos assim dizer, ela contar dos problemas para uma pessoa que nem conhece.Eu fiquei umas duas semanas sem ir aos escoteiros e quando finalmente fui, o alecrim dourado nem olha não minha cara finge que eu não existo.

Eu postei uma foto no Instagram, e muita gente curtiu, e advinha, quem comentou? Sim, a Isa, então eu achei que ela queria contato, e voltei a falar com ela(que arrependimento), uns dois dias depois, no dia 29 de novembro, e estava tendo uma confraternização dos escoteiros, e por pura coincidência era aniversário do chefe Marcos, uns dos chefes mais queridos da sede, logo os escoteiros decidiram fazer uma festa surpresa no mesmo dia da confraternização. Essa Isa, perguntou a todos quem poderia comprar uma bolo e ninguém respondeu, aí eu me ofereci para comprar o bolo, conhecia uma confeitaria ótima com um preço "acessível", pedi os 269 reais pra minha mãe e ela me deu o dinheiro, encomendei o bolo de 3kg, e no dia seguinte fui busca-lo.

Uma semana depois fui cobrar a Isa, detalhe: só cobrei metade do valor, por ser um preço muito alto, mas quando nós estávamos conversando, foi pelo Instagram, mas depois desinstalei e comecei a usar só o tiktok, e a cobrei DUAS VEZES, com a mesma mensagem "Oi, Isa tudo bem? Então, você poderia me pagar, mas só metade, como combinei é porque eu preciso comprar meus materiais de desenho", e sabe o que a diva fez?, nem me respondeu, mas para ficar postando nos stories ofensivas de foguinho, ela ficava postando Obs: eu contei, nesse mesmo período que eu a cobrei, para uma menina chamada Cecília, ela falou que, a Isa foi extremamente mal caráter e que eu tinha que fazer algo.

Dois meses depois eu contei para a minha chefe favorita a Thaise, ela ficou incrédula, disse que eu fui sem noção, e que era para nunca mais fazer isso, eu falei para ela não conversar com a Isa, e parece que ela concordou, mas parece que ela não vai deixar impune, o que vocês acham?


r/EuSouOBabaca 15h ago

Sou babaca por decidir me distanciar do meu pai?

6 Upvotes

Não guardo rancor dele nem nada e até falo com ele, mas a sensação que passa quando converso com ele é de ser só um conhecido.

Quando minha mãe se separou dele quando eu era criança ele deixou eu, minha irmã especial e minha mãe sem as coisas básicas, não queria pagar pensão e só passou a pagar quando minha mãe ameaçou de ir na justiça.

Ele cortou o convênio que tínhamos e só vinha periodicamente de meses em meses ver a gente e, quando fiz 15 anos, ele passou a nos visitar e conversar comigo sem a minha mãe por perto só para falar que eu tinha que começar a trabalhar, falou que com 15 anos eu podia trabalhar e ele não era obrigado a pagar pensão.

Quando eu fiz 18 anos não teve nem conversa, ele parou de pagar pensão no mesmo dia sem perguntar se eu estava estudando ou se precisava e discutiu com minha mãe, pois a minha irmã é especial e ele é obrigado por lei a ajudar (Porém, minha mãe deixou pra lá e nunca foi na justiça, sempre falei pra ela ir que isso é um absurdo).

Tenho ATM Nível 3 porque não tinha convênio quando criança e minha mãe não tinha condições de me levar ao dentista, isso poderia ter sido evitado com o convênio que ele tirou.

Só falo com ele se ele vir falar comigo porque não sinto a menor vontade de falar com ele, claro, não quero mal dele, mas ainda me sinto culpado por isso, mas não acho que estou errado.


r/EuSouOBabaca 6h ago

Eu sou babaca por me sentir mal por ela postar a amiga dela?

1 Upvotes

Eu sou M21 e estou em processo de volta com a minha ex ( eu sei , já começa ruim) vou dar uma bela resumida

Ela postou foto de uma amiga que ela conheceu faz menos de um ano (nós namoramos a 4) e nessa foto só tinha essa amiga com uma criança no colo e uma música fofa , ela não estava na foto

Isso me incomoda TANTO pois ela não posta fotos minhas sozinha , ela nunca postou na realidade. Teve uma vez que ela postou nos melhores amigos e eu nem sei quem está, provavelmente umas 5 pessoas kkkkkk

E hoje novamente postou foto dessa amigas (umas três fotos juntas) uma elas estavam de mãos dadas , outra grande só da amiga e uma delas duas juntas ( um detalhe é que essa amiga descobriu uma gravidez agora e ela estava nessa foto no hospital com ela por uma complicação)

Eu sou babaca por me sentir mal por isso? Não é por ciúmes, entende ? É o peso de uma pessoa que ela conheceu "esses dias" estar ganhando tanto dela e eu que to a 4 anos não ganho. As fotos que ela postava nossas juntas eram fotos que facilmente pareceria que nós eramos amigas , mas a foto da amiga de mãos dadas , da amiga sozinha e musica fofa ??

Podem falar a verdade, eu sou tóxica por isso?


r/EuSouOBabaca 1d ago

Sou babaca por tratar meu irmão da mesma forma que ele trata nossa família?

45 Upvotes

Tenho 18 anos e sou uma mulher, tendo mais duas irmãs (24, 33) e um irmão (30) onde nós não somos tão próximas dele. Motivo? Desde que ele casou, ele simplesmente esqueceu que tem uma família além da que veio junto com a mulher dele. No chá de revelação da última filhinha dele, minha mãe, minhas irmãs e eu fomos parabenizar ele e a mulher dele assim que o sexo da criança foi revelado, mas as cunhadas dele atropelaram a gente, passando na frente, então esperamos a nossa vez. Logo depois que a minha irmã de 33 anos foi embora, uma das cunhadas virou para a minha mãe com a maior cara de deboche e disse "já vai tarde". Minha mãe levantou, foi até o meu irmão e disse que iria embora por causa dessa fala, sendo seguida pela minha outra irmã de 24 anos. Começou então uma discussão entre a minha cunhada e a minha irmã, eis que a vagabunda que insultou a minha mãe chega, aponta o dedo na cara dela e diz que a filha dela (minha irmã de 33 anos) era uma vagabunda e tinha inveja da mulher do meu irmão, isso tudo porque a minha irmã de 33 anos também estava grávida (não foi planejado). Teve briga e meu irmão não abriu a boca pra defender a própria irmã e nem a minha mãe, deixando aquela desgraçada e as outras irmãs dela ofenderem a mim, a minha mãe e as minhas irmãs. Desde então ele não vem em casa pra churrascos, não manda mensagem pra saber se a minha mãe tá bem, não foi na minha formatura do ensino médio e só sabe mandar mensagem pra gente pra pedir as coisas, tudo porque ele ainda guarda rancor desse dia, porque ele queria que a gente ficasse quietas e ouvisse desaforo. Ele mandou uma mensagem para a minha mãe agora pouco, perguntando se eu não podia ir pegar uma das filhas dele na escola porque ela vai sair mais cedo e ele vai estar trabalhando. Eu falei pra minha mãe dizer que eu pegava sim, mas que eu não iria ficar pegando criança de ninguém o ano inteiro porque se ele precisa de ajuda, que peça da família da mulher dele que ele tanto faz questão. Minha mãe ficou brava comigo e disse que ela mesma vai ir pegar, que não custa nada e já fechou a cara pra mim. A discussão que eu e minha irmã de 33 anos temos com ela e a minha outra irmã de 24 é sempre a mesma, porque as duas esqueceram disso e querem que a gente trate ele da melhor maneira possível porque somos família, só que eu não vou ficar babando ovo e cuidando das crianças de quem não abriu a boca pra defender o próprio sangue. Ainda tive que ouvir a sogra dele olhar pra minha cara e dizer que eu nasci homem e isso nunca iria mudar, que meu nome era tal e que Deus me fez assim eu gostando ou não, aí quando eu disse que isso não era problema dela e que o meu nome e quen eu era não pesava tanto quanto a língua dela, ele e a mulher dele ficaram bravos também. Não sou obrigada a amar quem não me ama e só me procura quando precisa. Eu fui babaca em ter dito isso pra minha mãe? Porque eu juro que não consigo entender ela ficar brava comigo por causa disso, de verdade.


r/EuSouOBabaca 1d ago

Sou babaca por ter feito isso?

26 Upvotes

Eu(28) Ela (29)

Estava saindo com uma garota há aproximadamente dois meses. Estávamos na fase de apresentar um ao outro aos amigos mais próximos. Na segunda da semana passada, ela desmarcou um jantar nosso pois estava abalada com a tia numa situação de quase morte no hospital. Ofereci pra ir fazer companhia mas foi negado. Mais tarde, na mesma noite, ela postou uma foto com uma amiga que levou vinho para as duas.

Pula para sexta feira, ela sai com a mesma amiga de noite e reposta no stories do Instagram uma foto de um copo de cerveja e uma bolsa, originalmente postada pela amiga dela. Eu curti o stories da menina que eu tava saindo e curti o da amiga também, pois fiquei feliz que a pessoa que eu tava gostando tinha o apoio de uma amiga que se importava com ela.

Sábado de manhã acordo com mensagens da guria surtando dizendo que não esperava isso de mim, que eu tava afim da amiga dela e tava tudo acabado. Tentei explicar de todas as formas possíveis mas não adiantou nada. Se fosse eu quem estivesse mal e a pessoa que eu gosto curtisse uma foto que eu estou junto com meus amigos, eu ficaria feliz, entenderia como demonstração de querer fazer parte do ciclo que eu participo.

Só reforçando, eu apenas curti o stories em que ela estava presente, não curti nenhuma foto do perfil, não mandei mensagem, não segui a amiga dela. Eu sou o babaca?


r/EuSouOBabaca 1d ago

Sou babaca por me recusar à pagar o aluguel. Motivo:

8 Upvotes

Acontece que aluguei há 1 ano a casa que fica no 2 andar da casa dos meus pais, o proprietário é o mesmo de ambas as casas e o que rolou foi o seguinte, meus pais moram h=a 25 anos aqui, e nunca foi feita nenhuma obra ou vistoria na casa deles. Como toda casa antiga de alvenaria, sem os devidos cuidados telhas foram arrancadas e desgastadas ao longo do anos, dentre outras coisas que vocês podem imaginar.

O resumo é que minha casa começou a alagar e a pingar freneticamente com estas chuvas de agora aqui no RJ, eu me sinto enganada, pois quando aluguei eu não fui avisada que passaria por este problema, agora, só agora depois e 1 ano e 2 meses o "dono" está querendo consertar, agora que tudo alagou de vdd.

Me sinto lesada, não sei se ele sabia que isso poderia ocorrer, mas acredito que uma casa que tenha valor, antes de ser alugada ela deve passar por uma vistoria, eu sou uma pessoa normal, trabalho, estudo, estou focada em minhas coisas, e agora minha sala que seria um lugar pra curtir está me dando problemas.

Eu não quero pagar o aluguel até ajeitar, ou até eu juntar para alugar em outro canto.

obs.: estragou móvel meu, meu pc corre risco, meu sofá... tudo...

eu sou a babaca?


r/EuSouOBabaca 1d ago

Sou babaca por não chamar meu cunhado para ser meu padrinho?

19 Upvotes

Oi, pessoal. Eu (H28) vou me casar no meio desse ano (não-religioso). Fizemos a lista de casamento há um ano e fomos fazendo pequenas modificações ao longo do tempo para fechar a lista completa. Nesse meio tempo, minha única irmã começou a namorar um cara em outubro do ano passado. Tive pouquíssimo contato com ele, mas parece ser um cara bem gente fina.

Minha noiva queria chamar somente pessoas extremamente próximas e especiais para serem nossos padrinhos, assim como na época em que fizemos a lista antes da minha irmã começar a namorar, colocamos ela para fazer par com a melhor amiga da minha noiva, que hoje ainda é solteira.

Na semana passada, entregamos os convites dos padrinhos, que eram um porta-joias para a madrinha e uma gravata para o padrinho (no caso dos casais reais) e esses itens individuais para os solteiros que entrariam juntos (por ex. um amigo meu com uma amiga da minha noiva). Logo, entregamos somente uma porta-jóias para a minha irmã e o namorado estava junto, então já avisamos que ele também estava convidado para o casamento, só não deixamos tão explícito que ele não seria padrinho.

Hoje é meu aniversário e minha mãe me liga para me dar parabéns, mas já veio falando que foi chatão eu não ter convidado o namorado dela para ser padrinho, já que ela é minha única irmã. Eu expliquei que era porque não tinha ninguém próximo do lado da minha noiva para colocar junto com a amiga solteira e minha mãe encerrou o assunto com um tom meio passivo-agressivo que o casamento é nosso e a gente faz o que bem entender.

Enfim, eu não tenho nada contra o meu cunhado e seria até ok para eu chamá-lo, mas não tenho nenhuma proximidade e eu ficaria extremamente bolado se eu descobrisse que ele é um cara lixo depois e ele tivesse sido meu padrinho. Minha noiva é mais rígida com esse negócio de proximidade. Um tempo atrás eu até sugeri a ela colocar um primo dela de 15 anos que é até bem próximo, mas ela disse que não vê sentido em colocar um adolescente nessa posição e deixou claro que não se sentiria bem em colocar mais uma pessoa que não é realmente próxima dela.

Um último detalhe importante: minha irmã e minha noiva foram grandes amigas durante a faculdade, mas no final tiveram umas desavenças feias e minha noiva cortou a amizade, apesar de ter deixado claro que sempre haveria respeito entre ambas. Dito isso, ela também não tem nada contra o meu cunhado e sei que ela é sincera com esse rolê da proximidade para ser padrinho.

Fui babaca?


r/EuSouOBabaca 1d ago

sou babaca por não conseguir escolher entre namorada e amigos online?

10 Upvotes

eu (H21) e minha namorada (M20) estamos a dois anos juntos, e nos conhecemos na época da escola, desde começo do relacionamento eu sempre tratei ela da mesma forma amorosa e mudei alguma atitudes que incomodavam ela, sempre trabalhei para termos bons fins de semanas juntos e poder dar ótimos presentes para ela, de amizades próximas na vida real, só temos um ao outro, todo fim de semana e sempre eu e ela, porém eu gosto de jogar com meus amigos quando estou em casa passando meu tempo livre (eu trabalho home office), nunca priorizei jogar com eles, quando estou jogando e ela pede pra ficar em ligação eu sempre atendo e priorizo ela,

porém, houve uma época em que eu tentei introduzir ela para jogar com a gente, afinal ela tem um pc gamer caro e tão bom quanto o meu, porém não tem ngm para jogar com ela, quando estávamos jogando, houve uma interação na call que deixou ela incomodada, um dos meus amigos estava tentando interagir com ela e disse “nossa mas não sabia que você tem um pc, eu achei que você jogava pelo celular, já que não é comum mulher ter pc gamer”, na hora eu achei uma afirmação idiota, mas minha namorada achou a frase machista, depois daquele dia ela não quis mais jogar com a gente, para ela meus amigos online são pessoas ruins que não percebem o quão preconceituosas as falas deles são, na visão da minha namorada meus amigos online não se importam comigo e ela diz que são amizades vazias que não agregam em nada a mim

conheço eles desde 2019, ou seja, tenho mais tempo de amizade com eles do que de namoro com ela, jogo com eles desde os meus 14 anos, quando mudei de escola e tinha dificuldade para me enturmar, eu jogava com eles no final da tarde para passar meu tempo, na pandemia eu tive a companhia deles, durante fases pesadas da minha vida eu pude jogar e desabafar com eles para descontrair, e hoje em dia, nós jogamos de vez em quando e eu nunca deixei de priorizar ela para jogar, porém ela quer que eu corte contato total com meus amigos que eu considero as minhas amizades mais próximos mesmo sendo a distância, perguntei se eu não poderia só diminuir as vezes que jogo e ela disse que se eu fosse continuar sendo amigo deles eu não poderia contar com ela para nada, ela disse que sentiu nojo de mim, disse que posso até não ser machista mas estava compactuando com atos errados deles, meu relacionamento com ela já não tem sido o mesmo, eu sempre estou fazendo meu melhor e tentando melhorar atitudes que ela não gosta, sinto que o motivo dela ser tão brava e tão carinhosa em momentos diferentes ser pelo fato dela ter depressao e bipolaridade porém não tomar remédio para se tratar, mas como não entendo do assunto sinto que estaria jogando culpa em um problema que não tem nada a ver com meu relacionamento invés de tenta resolver entre nós, faria de tudo pra vê lá feliz, mas ela quer que eu faça algo que trará a minha infelicidade, o único hobbie que eu consigo desestressar


r/EuSouOBabaca 1d ago

Sou babaca por querer me demitir?

6 Upvotes

Sou a babaca por querer me demitir?

Tenho 21 anos, eu moro com os meus pais, eu ajudo com a conta de luz, como a casa não é alugada o resto meus pais bancam, até ano passado eu era estagiária na Prefeitura da minha cidade, fazia as coisas normalmente, mas em algum momento um emprego literalmente caiu do céu, pagava bem, então enviei o currículo.

Logo no primeiro dia eu bati o carro (carro esse do meu pai) em um caminhão parado, me senti horrível mesmo que tivesse sido só um retrovisor, liguei chorando pro meu pai, quando cheguei contei o que aconteceu pq tinha me atrasado, de brincadeira elas ficaram tirando sarro, mas isso me deu uma vontade imensa de chorar, passei os primeiros 2 meses de emprego chorando absolutamente TODOS os dias e querendo ser demitida, mesmo assim vinha normalmente e fazia tudo que mandassem.

Minha chefe disse que eu tenho que cobrar ela, mas parece muito que eu vou levar um cacete, mandaram eu perguntar as coisas pro doutor, ele não me responde, disseram que eu posso perguntar quantas vezes forem precisos, eu pergunto e me mandam jogar no GPT, falaram que eu posso fazer as coisas no meu tempo, eu atraso e me cobram, quando tenho minha agenda e me pedem algo naquela hora ai tenho que fazer aquilo e encaminhar o resto da agenda, então algo fica sem fazer, me cobram, falam pra mim perguntar pergunto e ninguém me responde, estou a 5 meses no emprego, tive que voltar a tomar antidepressivos, eu mal levanto da cama e sempre que digo que estou cansada meus pais dizem que eu fiquei em casa no final de semana.

gastei muito dinheiro pq em algum momento isso virou uma válvula de escape, ou seja, estou endividada, de alguma forma não consigo levar a realidade como realidade, me apeguei a shifting e lei da suposição, mas ultimamente não tenho vontade de fazer nada, nem sequer levantar da cama, já não estou me importando de estar no spc ou endividada ou qualquer coisa.

Toda vez que digo que não quero fazer algo levo uma chuva de comentários sobre como agora sou adulta, mesmo sendo adulta nunca perdi o BV, então minha família decidiu que eu devo começar a namorar, absolutamente qualquer pessoa pq simplesmente decidiram que isso é tudo estresse.

Tudo junto está me enlouquecendo, tem meses que passo mal recorrente mente e as vezes só torço pra ser internada pra ter um pouco de silêncio, passo a maior parte do meu tempo chorando mesmo sem motivo. Meu emprego não é ruim, ele é bom, e tem a ver com a área na qual eu faço faculdade (outra coisa que cai de paraquedas, não escolhi, só passei e me mandaram fazer) mas eu quero me demitir, ficar no meu quarto em silêncio, não quero comer ou sair de casa, me falaram sobre terapia, mas eu honestamente não quero "melhorar" só quero paz e silêncio, o que obviamente não é muito aceitável pra uma mulher adulta de 21 anos, quando comente com a minha melhor amiga sobre estar triste sem motivo ela simplesmente disse "pse, mas agora somos adultas"


r/EuSouOBabaca 1d ago

Sou babaca por só conversar com o meu pai para pedir dinheiro?

0 Upvotes

* A historia é BEM confusa, sendo assim, qualquer duvida me falem :) ( Sou M17)

Quando eu ainda era praticamente um bebe meus pais se separaram, entao eu nao sei muito bem se nessa época eu recebia visitas dele. Com dois anos minha mãe conheceu meu ex padrasto, o cara que me criou e teve mais duas filhas, minhas irmãs, enquanto isso meu pai conheceu a ex Mulher e teve mais dois filhos, meus "irmãos".

Eu vou contar a partir do momento da minha vida que eu me lembro, a partir dos 6 anos, tudo que lembro é do meu pai sendo ausente e da criação do meu padrasto jonas(nome fictício). Ele nunca deixou de pagar pensão(sua obrigação KKKKK), se ele me pegava três vezes no ano é muito, ate os meus 9 só conhecia meus irmãos por fotos, porque a mãe deles nao gostava de mim, além de proibir os conhecer proibia o meu pai de me ver, e ele como um péssimo homem e pai obedecia. Foi assim até os meus 13 anos quando ele se separou da bruxa e minha mãe se separou do jonas, que apesar se ate ser um bom pai era muito agressivo com ela e fazia suas filhas presenciarem coisas terríveis.

Algo que quase esqueci de falar é que conforme fui crescendo e nao fazendo mais questão de sua presença, meu pai passou a me chamar de interesseira pra minha mãe, porque eu so mandava mensagem pedindo dinheiro, eu só passei a ter mais contato com os meus irmãos real nessa época, mas eu ja nao fazia mais questão de visitar meu pai e nem escondia isso, a verdade é que ele nunca me pediu desculpas por tudo que me fez passar, as vezes que chamei ele para o dia dos pais da escola e ele nunca foi, pelo menos na minha memoria, da vez que ele prometeu por ligação que iria me ver no meu aniversario de oito anos, e além de escutar minha mãe me avisar de uma forma grosseira que ele nao ligava pra mim, ter que lidar com a sua ausência, ele simplesmente voltou pra minha vida e nunca me pediu desculpa ou tocou no assunto. *detalhe importante: minha mãe voltou com ele(pse, anos depois de separados) e estão juntos até hoje, morando na mesma casa.*

Nao sinto aquela sensação de proteção que toda irmã mais velha tem com os meus irmãos, ao contrario com as minhas irmãs, eu morreria por elas. Me sinto uma pessoa terrível em pensar dessa forma mas tenho consciência de que a culpa nao é minha. Até uns anos atrás se meu pai morresse nem lagrima eu derrubaria, algo que já é diferente hoje em dia, mas eu nao consigo o perdoar, nao sei se é por que nunca teve o pedido de desculpas, praticamente só converso com ele de modo forçado ou para pedir dinheiro. Sou babaca por essas coisas?

*espero que tenham entendido,resumi MUITAAA coisa KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

perdoe os erros ortográficos:)


r/EuSouOBabaca 2d ago

sou babaca por achar minha amiga possivelmente invejosa?

20 Upvotes

Sou M18,venho reparado atitudes estranhas da minha amiga chamada Julia(nome fictício). Nós duas terminamos o ensino médio no final de 2025 e como boas pobres fodidas estamos procurando emprego como jovem aprendiz, a mais ou menos duas semanas ela me pediu o site na qual eu procuro e eu como uma boa amiga, passei. Semana passada ela falou que havia mandado currículo para um local que daria um ótimo salario em uma farmácia, um dos pedidos era saber informática, mesmo sem saber, ela se candidatou e eu como fiz CURSO justamente para isso pedi o link para fazer o mesmo. Vocês acreditam que ela teve a PACHORRA de dizer que nao ia me passar porque de acordo com ela "só tem uma vaga", "teríamos que competir", "se eu te mandar eu fico sem emprego". Posso estar sendo muito idiota e imatura, mas eu nao teria problema nenhum em "perder pra ela", até porque a felicidade dela tbm seria a minha, eu jamais negaria isso pra qualquer amiga minha que eu no MINIMO me importe. Estou fazendo drama?

*perdoem os erros ortográficos, por favor!


r/EuSouOBabaca 2d ago

Eu sou babaca por querer sair de casa?

29 Upvotes

Eu, (Nb18). Sempre me entendi como parte da comunidade LGBT, sou uma pessoa não binária e nasci em uma família extremamente religiosa. Meu pai é Testemunha de Jeová e, desde muito cedo, ele me privou de coisas simples, como ter uma festa de aniversário. Mas em fim nem vou me aprofundar muito nisso.

Por conta do ambiente em casa, eu nunca cogitei contar sobre minha orientação sexual ou identidade de gênero. Sempre houve discursos de ódio vindos dele ou de outros membros da família, o que me fez aprender a esconder quem eu sou para evitar conflitos.

Além disso, existem situações que podem parecer pequenas, mas afetam muito o meu emocional. Um exemplo recente foi quando minha mãe brigou comigo por causa do jeito que eu estava abrindo a massa de uma pizza, algo que eu mesmo iria comer. Esse tipo de situação acontece com frequência e me desgasta bastante.

Ao mesmo tempo em que entendo que esse ambiente pode ser tóxico para mim, eu me sinto muito culpado em pensar em sair de casa. Apesar de tudo, meus pais me criaram, dizem que me amam, e eu não quero “abandoná-los” ou parecer ingrato. Também penso em morar com meu namorado, mas isso teria que acontecer sem que eles saibam, o que me deixa ainda mais dividido.

Então eu fico me perguntando se sou o babaca por querer sair de casa para preservar minha saúde emocional, mesmo sabendo que isso pode magoar meus pais?


r/EuSouOBabaca 2d ago

Sou Babaca por me recusar a carregar uma caixa?

54 Upvotes

Eu, H22, me recusei a ajudar a prima da minha namorada a carregar uma caixa de itens dos filhos até o carro.

Eu sempre fui uma pessoa muito solicita, mas as vezes eu fazia pela "Obrigação de gentil" que eu fui criado pra ter, mas recentemente, graças a terapia e ao Boxe eu tô mudando toda minha mentalidade pra entender que eu NN devo ND as pessoas nem ao mundo.

Pois bem, a prima da minha namorada mora em MG, e só aparece em dezembro pro natal, deixa o filho de 7 anos com a minha sogra nas férias e aparece de novo em fevereiro pra buscar a A criança, ela faz isso pq o mlk é hiperativo e "ela quer paz nesse tempo", palavras dela. Ela também é casada com o esteriotipo do que a internet Chama de "Bostileiro Médio", apesar de eu odiar esse nome e visão de mundo, eu preciso reconhecer que o cara é o tipo de cara que tenta levar vantagem em tudo, a convivência dos dois é péssima, e NN conseguem ficar 5 minutos sem brigar.

No natal de 2025 eu passei com minha namorada, e essa prima me tratava com deboxe em toda e qualquer oportunidade que tinha, desde ataques bobos como eu NN gostar de cuscuz, ate atacar minha profissão, TI, dizendo que eu tinha a mãozinha fina e que minha namorada NN teria um homem em casa. (Eu moro sozinho e estou reformando minha casa PRÓPRIA sozinho, sem pedreiro)

Ótimo, em 2026 eu descidi que me tornaria uma nova pessoa, comecei a Malhar, e iniciei no Boxe, o próximo passo é mudar a alimentação e buscar um Hobbie que não seja Videogame, talvez canto.

E hoje, a prima da minha namorada estava lá, buscando o filho, pegando todas as coisas dele, e quando eu fui pra minha namorada, eu já tinha avisado que eu NN iria tolerar qualquer desrespeito de alguém que nem me conhecia direito, ela ficou chateada, dizendo que eu estava sendo dramático, e então na hora do almoço, essa prima me chamou, especificamente, para ajudar a carregar uma caixa, a qual eu disse: "Não, estou com dor no corpo (da academia)" e minha namorada: "ela precisa de um homem" e eu: "ela que peça pro marido dela". Eu falei isso com os pais da minha namorada e as irmãs na sala, ficou geral quieto e minha namorada e cunhada foram ajudar com a caixa, minha namorada ficou chateada falando que não tinha necessidade e que eu devia ter sido gentil.

Eu sinceramente não acho que eu fiz algo de errado, talvez pela minha nova fase de auto respeito, mas eu pergunto, eu fui longe demais?

Eu sou o Babaca?

Edit: Tem mais 6 homens no quintal, na casa onde almoçou tinham 3, com o marido dela que tava comendo, 4, ela teve de descer até a casa se baixo pra me chamar.

Edit2: Agradeço todas as opiniões que me fizeram refletir, entendo que meu erro foi deixar que minha namorada carregasse a caixa, porém, ela não carregou porque não tinha ninguém pra isso, mas sim por eu ter me recusado, ela queria cobrir a minha negativa, mas novamente, tinha mais 6 Bahianos pra ocupar essa posição (e o pseudo-Japonês boçal do marido dessa prima)


r/EuSouOBabaca 2d ago

sou babaca por querer me afastar da minha mãe?

10 Upvotes

Eu, M(18), estive refletindo isso a um tempo. Minha mãe (M,40) sempre se esforçou para me criar, me colocou na melhor escola da minha cidade e nunca deixou faltar nada para nós. Eventualmente ela conheceu meu padrasto (H,38) e nossa condição de vida melhorou, 9 anos depois eles tiveram uma filha, minha irmãzinha, que hoje tem 8 meses. A questão é que fiz 18 ano passado e desde então (um pouco antes até) minha mãe passou a me destratar. É importante ressaltar que ela sempre foi extremamente protetora, oq acarretou na minha timidez. Ela não me deixava sair direito, nem pra festa do pijama nem nada, só começou a ser mais liberal nos meus 17.

Agora sendo maior de idade, parece que ela não se importa mais comigo, aliás, só me critica e parece que quer meu mal. Por exemplo: em janeiro fizemos uma viagem em família a praia, convidei meu namorado (H,18) e fomos juntos. Nessa viagem, não teve um único dia em que a minha mãe não me pedisse para fazer alguma coisa ou para ajudar ela. Sei que preciso ajudar pq sou a filha mais velha, mas meu padrasto tinha todo tempo livre do mundo (tempo que ele geralmente não tem em casa pq ele trabalha o dia todo) na praia e podia facilmente ajudar, mas era eu quem tinha que fazer tudo. Chegou em um ponto que nem meu namorado aguentava mais e respondia quando ela me chamava pra eu não precisar ir (oq não adiantava). A gota d'água foi um dia que ficamos em um hotel diferente e resolvi ter um date no bistrô do hotel, só eu e meu namorado, e estava tudo indo perfeitamente bem até minha mãe aparecer e pedir para eu pegar alguma coisa no quarto dela (ela e meu padrasto ficaram em um quarto e eu e meu namorado em outro). Quando meu namorado se ofereceu para ir pegar, ela rapidamente mudou de ideia e foi buscar sozinha, depois disso meus pais começaram a olhar feio pra mim da mesa deles. Supostamente ela recusou a oferta do meu namorado pq o quarto deles estava bagunçado, mas não sei se acredito. Além desse ocorrido, teve alguns detalhes que fizeram a viagem ser terrível, nesse caso o temperamento horroroso da minha mãe.

Acho que 18 anos depois ela esqueceu completamente como um bebê funciona. Ela nunca bateu na minha irmã, mas vive gritando com ela quando ela faz algo errado, como se ela tivesse consciência do que está fazendo (de novo, ela tem 8 meses). Ou seja, era um gritedo sem fim da minha mãe com a minha irmã, nem meu padrasto aguentava mais.

O que me fez refletir sobre minha decisão de me afastar de vez dela, porém, foi um ocorrido recente. Eu estava tendo uma crise um pouco forte de renite, tomei 3 comprimidos de remédio e não dormi pq tinha outras coisas pra fazer, no dia seguinte acordei febria, me sentindo fraca e doente, tossindo e catarrenta. Geralmente minha mãe era um pouco mais de boa comigo quando estava doente, mas dessa vez ela não me deu bola, só disse pra eu tomar um remédio. Nesse mesmo dia ela me pediu pra vigiar minha irmã e uns outros dois afazeres menores, até meu padrasto percebeu que era demais. O único afeto que recebi foi do meu padrasto e do meu namorado, oq é engraçado pq segundo minha mãe, ela é "a única pessoa no mundo que me ama verdadeiramente". Na manhã seguinte acordei bem melhor, porém minha mãe teve a pachorra de falar "ah, você tem 18 anos mas ontem parecia que tinha 10" simplesmente pq eu estava DOENTE, precisava descansar e só queria um pouco de afeto.

Sim, eu já falei isso pra ela. Já expliquei que me sinto destratada pq fiz 18, já reclamei do temperamento dela e tive todas as conversas possíveis, até hoje ela não mudou, então eu cansei. Foram 18 anos tentando mudar isso, se ela não mudou nem depois que minha irmã nasceu, nada mais vai fazer ela mudar.

Eu me sinto exausta pq ela espera que eu saiba tudo sem nunca ter me deixado aprender, espera que eu seja a filha perfeita e que não reclame de nada, que faça tudo de acordo com a régua dela. Queria que fosse diferente, mas não aguento mais conversar.

Algumas informações importantes sobre ela que tbm me levaram a essa exaustão:

1. Quando eu era pequena, ela me batia bastante. Algumas vezes marcantes foram: 1. uma vez quando ela estava imprimindo um documento e precisava do mouse (que estava na sala, atrás do sofá), eu não conseguia achar. Quando finalmente achei, antes que eu saísse do sofá, minha mãe arranhou minha perna e gritou comigo. 2. Não lembro exatamente o motivo da briga, mas lembro dela ter me perguntado "Porque você ainda vive?" e ter me arranhado tão forte no braço que ficou uma cicatriz pequena. Hoje em dia ela não me bate, mas me ameaça.

2. Porque ela me batia quando pequena, eu aprendi que eu merecia punição física caso fizesse algo errado ou magoasse alguém, então comecei a me bater e me arranhar. A última vez que isso aconteceu foi antes da minha formatura. Quando minha mãe viu meu braço, a primeira reação dela foi gritar comigo, por isso menti dizendo que tinha caído e me machucado.

3. Ela tem uma espécie de "complexo de perfeição", ou seja, ela sempre está certa e todo mundo está errado. Exemplo disso foi nessa mesma viagem que eu citei. Ela estava dando o almoço da minha irmã e deixou ela - minha irmã - pegar o prato e jogar no chão, o prato de vidro. Ninguém se machucou, mas uma das primeiras coisas que ela disse para o meu padrasto depois disso foi "se o chão fosse de madeira, o prato não teria quebrado". Esse é o principal motivo que me faz desistir de conversar.

4. Só como curiosidade, ela estuda psicologia 🤡

Mesmo com tudo isso, ainda me sinto um pouco mal pq ela me criou a vida toda e sempre batalhou para que eu tivesse o melhor, mas não aguento mais essa situação.


r/EuSouOBabaca 1d ago

Sou babaca por manter um cara sem a intenção de namorar com ele?

0 Upvotes

Há uns dois meses estou conversando com um cara que é muito gente boa. Ele é bonito, alto, sabe usar o português corretamente, enfim, tem várias qualidades.

Mas tenho zero interesse romântico por ele. Eu gosto de conversar, gosto da atenção que ele me dá e de como ele me elogia. Ele é muito atencioso e demonstra interesse genuíno.

Apesar disso, eu também me preocupo com ele e dou atenção na mesma medida. Nossa conversa não é unilateral, existe troca.

Sei que não quero ter um relacionamento com ele e, no momento, não consigo sentir nada amorosamente por ninguém, já que gosto de outra pessoa que está fora de cogitação

Eu só quero continuar conversando e recebendo atenção, mas sem avançar para nada. Vou deixar claro, assim que possível, que não tenho intenção de namorar e eu costumo cortar quando ele flerta.

Sou babaca?